Não é necessário visto para entrar em Portugal, mas o procedimento para obtenção de residência exige paciência e muita atenção: o primeiro passo para iniciar a transferência é obviamente ter uma residência física: ou seja, um apartamento alugado ou próprio sem o qual será impossível iniciar o procedimento de residência administrativa e fiscal portuguesa.
Tenha em atenção que o mercado imobiliário português não é fácil, a procura em algumas zonas é muito elevada e por isso tem de se munir de paciência e, de preferência, contar com especialistas, se quiser não perder tempo e dinheiro, podemos recomendar profissionais do setor que atuam em Portugal e podem auxiliá-lo em suas pesquisas.
Assim que tiver o contrato de aluguel (ou compra), poderá iniciar todo o procedimento necessário para a sua transferência.
Como solicitar o Visto de Residência
Para obter a residência precisa solicitar um visto de residência dependendo das suas motivações:
- Visto de Residência para atividade profissional subordinada: com promessa ou contrato de trabalho.
- Visto de Residência para atividade profissional independente: para empresários ou profissionais que trabalham com recibo verde.
- Visto de Residência para atividade altamente qualificada: para quem trabalha com atividade de alto conteúdo profissional ou estudante de doutorado.
- Visto de estudante: de ensino superior ou estagiário
- Visto de Residência dos estudantes do ensino superior: para programa de intercâmbios universitários
- Visto para Aposentados: Cada vez é mais comum brasileiros aposentados se transferirem para Portugal, esta escolha é devido a qualidade de vida que o País oferece, segurança e muita tranquilidade. Se você possui rendimentos próprios, aposentado ou aplicações financeiras, existe um visto direcionado para você. O Visto D7 é um visto de residência em Portugal direcionado para os aposentados ou titular que tenham rendimentos. E depois dos cinco anos vivendo legal em Portugal, o titular do visto pode solicitar a nacionalidade portuguesa ou a residência permanente.
- Visto de Residência para Reagrupamento familiar: para quem tem residência e efetuou o pedido para a família
- GOLDEN VISA: o Gold Visa Portugal é um dos meios mais atrativos para viver na Europa, para o estrangeiro ficar elegível é necessário o investimento de pelo menos 500.000€